No pré-escolar, foram implementadas um total de 13 a 14 sessões. No manual de intervenção para o pré-escolar consta mais uma sessão, somando um total de 15 sessões de intervenção. As sessões implementadas no pré-escolar embora tenham desenvolvido todos os pilares de inteligência emocional (autoconhecimento, autocontrolo, empatia, motivação e competências sociais), foram ajustadas à realidade observada, tendo focado maioritariamente os pilares relativos à empatia, autoconhecimento, e autocontrolo, onde houve um maior enfoque na gestão das emoções da raiva e do medo. As sessões desenvolvidas cumpriram com sucesso todos os objetivos definidos. A título de exemplo, uma das educadoras, no questionário de avaliação de satisfação com a Iniciativa destacou como ponto positivo a “Adequação das atividades à idade das crianças. Atividades muito atrativas e bem desenvolvidas, nomeadamente na motivação do grupo de forma muito subtil.”
Pré-Escolar
1.º Ciclo
O manual de intervenção
No ano letivo 2020/2021 foi criado um Manual de Intervenção estruturado e de aplicação prática, onde se encontram os conteúdos a ser trabalhados no 1º ciclo de escolaridade, constituindo-se como uma ferramenta essencial na realização das sessões da AEC EMOACTION- Emoção em Ação. Nele constam 40 sessões anuais, organizadas por ano de escolaridade (1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano) e por pilar de inteligência emocional. Todas as sessões contemplam ainda as Competências do Aluno do Séc. XXI, do Ministério da Educação.
Etapas
Os Kits
Estrutura das sessões
2º e 3º Ciclo
Domínios cidanania
Secundário
A intervenção com o ensino secundário foi realizada em modo clube, semanalmente durante o mês de outubro a dezembro, na Escola Secundária Marques de Castilho. Foram semanas de treino intensivo e emocionante, onde os jovens aguedenses tiveram a oportunidade de partilhar momentos e experiências emocionantes.
Fotos das sessões
1º Ciclo
2º Ciclo
Encarregados de educação e professores
Ação de Sensibilização “Arco íris das Emoções”
A convite da Educadora Rosa Cristina, do JI de Fermentelos, da EB 2,3 Artur Nunes Vidal, ajudamos a dinamizar duas sessões enquadradas no Programa de Educação Parental Positiva do AEAS, numa ação de sensibilização intitulada “Arco Íris das Emoções”. A primeira sessão teve por objetivo introduzir os pais e encarregados de educação à temática das emoções e recolher quais as suas principais dúvidas e preocupações. Já a segunda sessão focou o desenvolvimento da literacia emocional (inteligência emocional e as 6 emoções básicas), na autorregulação, estilos de parentalidade, e partilha de estratégias. O balanço final foi positivo com muitas partilhas por parte dos pais e encarregados de educação, onde mais uma vez ficou expresso a importância de desenvolver competências emocionais e sociais não só nas crianças e jovens, mas também nos pais e encarregados de educação.
Ginásios de inteligência emocional
Os Ginásios de Inteligência Emocional, foram uma atividade enquadrada na Iniciativa de Inovação Social Emoaction – Emoção em Ação, onde foram desenvolvidas ações de capacitação, orientadas para professores e assistentes operacionais, de forma consistente e muito prática, para os preparar e dotar com as competências para o trabalho das emoções com as crianças e jovens, tendo por base os 5 pilares de inteligência emocional e a educação não-formal. O balanço final foi muito satisfatório.